sexta-feira, 29 de abril de 2011

"A chegada de um novo irmão"

Os pais devem comunicar desde cedo essa novidade a criança, isso evita que ele saiba por terceiros.É importante incluir a criança em alguns preparativos para a chegada do bebê.Os pais devem ter consciência que a chegada de um irmão provoca sentimentos contraditorios que podem oscilar da alegria ao medo principalmente de ficar em segundo plano, gerando dessa formas sentimentos de hostilidade. 
É comum que as crianças digam que: não querem o bebê, que os pais devem manda-lo embora, que ele(a) vai dar o novo bebê, enfim coisas do tipo.
 Devemos permitir que a criança manifeste seus sentimentos de raiva, de inveja, de ciúmes pois esta hostilidade não se dirige contra o bebê que vai chegar, mas sim contra a nova situação que vai se estabelecer, o medo de perder "seu lugar" na vida dos pais.
Embora as emoções devem ser acolhidas  pelos pais e familiares próximos a criança, é necessário que limites sejam colocados, no sentido da criança perceber que sentir raiva  não é agredir o bebê. Pode-se dizer: :"você está com raiva do bebê, é difícil dividir a mamãe e o papai, mas você não pode bater nele.."
Neste momento é importante que os pais, avós, tios(as), professores  sejam mais atenciosos com a criança que está ganhando um novo irmão.

Dica:"Quando for fazer a primeira visita ao novo bebê, procure levar uma lembrancinha também para o irmão(s) mais velhos, é uma forma deles sentirem-se acolhidos"


Nenhum comentário:

Postar um comentário