quinta-feira, 21 de abril de 2011

Brincar é coisa Séria

O brincar estimula o desenvolvimento da criança, assim como seu raciocínio lógico, suas relações interpessoais e a criatividade.
As brincadeiras são fundamentais porque são fontes de estímulos ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, exercendo um papel primordial no desenvolvimento da criança.
É através das brincadeiras que a criança aprende a se relacionar, respeitar  regras, e é também uma maneira de expressar seus sentimentos.
A infância é de certa forma um ensaio para a vida adulta, e muitas dificuldades e soluções vividas nesta etapa da vida no geral estão presentes na fase adulta.
A criança que tem a possibilidade de experienciar diferentes situações através das brincadeiras, está aprendendo maneiras de lidar com acontecimentos da vida cotidiana, por exemplo: Os jogos, os esportes estimulam a socialização, o respeitar regras, a competição, o prazer de ganhar, a frustração do perder, e outras diferentes situações enriquecedoras.
Outras brincadeiras como o famoso "Faz de Conta"no geral proporcionam a criança a experiência do cotidiano familiar quando brincam de (papai/mamãe) e de outras situações como  ( professora, medico,profissão dos pais, heróis, personagens da TV ou cinema, etc).
É um exercício, onde se cria um determinado personagem, uma situação, e através da fantasia pode viver diferentes sentimentos, achar soluções para as questões criadas na brincadeiras e tudo isso contribui de forma muito importante para o seu desenvolvimento emocional.
"Brincar é coisa séria", portanto ache um tempo e brinque com seus filhos, fale de como brincava na sua infância, ensine alguma brincadeira da sua época, com certeza será muito divertido para todos, além de deixa-lo mais próximo de seus filhos.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário